Avaliação do Casal Infértil

Infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após 12 meses de relações sexuais frequentes e sem uso de métodos contraceptivos. Após esse período o casal deve procurar um médico para investigação e tratamento adequado. Em algumas situações, a busca por ajuda deve iniciar após 6 meses.

Cerca de 15% dos casais não conseguem engravidar, nessa situação a avaliação do homem é extremamente importante, pois cerca de 50% dos casos, o homem é a causa ou um fator de piora do problema. Nos últimos anos tem ocorrido uma diminuição da fecundidade em todo o mundo por diversos motivos, sendo extremamente importante realizar uma avaliação andrológica em casais que estão tentando engravidar.

Essa avaliação deve ser feita com uma história detalhada e buscando condições que possam afetar a fertilidade masculina. A avaliação física com inspeção e palpação cuidadosa dos órgãos sexuais masculinos é fundamental. Além dessa avaliação, exames de sangue, sêmen e de imagem podem ser auxiliar na avaliação do paciente.

Exames na Avaliação do fator Masculino

ANALISE SEMINAL

O espermograma é o principal exame, pois avalia a produção de espermatozoides no testículo. Nele iremos avaliar os três principais parâmetros do sêmen, concentração, motilidade e morfologia. Esse exame pode ter grandes variações, sua interpretação deve ser feita com cautela por um profissional especializado. Por ser um exame artesanal e minucioso, há diferença considerável de qualidade entre os laboratórios, de maneira que centros especializados em avaliações de fertilidade devem ser preferidos.

Além do espermograma, outro exame muito comentado é a fragmentação do DNA espermático, que é um exame mais recente e que traz muitas informações. Elevados índices de fragmentação podem indicar uma anomalia intrínseca da qualidade do espermatozoide e dificultar a gravidez seja de forma natural ou com tratamentos de reprodução assistida.

EXAMES LABORATORIAIS

Diversos exames podem auxiliar na identificação de fatores associados a produção de espermatozoides. Com isso, a avaliação do eixo hormonal é extremamente importante, sendo a testosterona um dos principais hormônios nesses casos. Outros exames que avaliam órgãos e glândulas associadas a fertilidade também devem ser realizados, como LH, FSH, estradiol e prolactina.

EXAMES DE IMAGEM

O exame de ultrassom dos testículos. Primeiramente serve como avaliação interna de todo o tecido testicular, sendo capaz de identificar nódulos ou tumores testiculares que não são palpáveis.

No contexto da varicocele pode ajudar identificar veias dilatadas em pacientes de difícil palpação como pacientes obesos e/ou submetidos a cirurgias escrotais prévias.
Exames de ultrassom transrretal de próstata e glândulas seminais e a ressonância magnética pode ser útil na avaliação de determinados pacientes.

EXAMES GENÉTICOS

Muitos dos casos de infertilidade masculina tem problemas genéticos que podem causar alterações graves na produção testicular de espermatozoides. Dessa forma todos os pacientes com oligospermia grave e azoospermia devem fazer exames genéticos para como parte da investigação Inicial. Tais exames tem o potencial deapontar para as possíveis causas do problema, bem como servir para definir as chances de sucesso do tratamento e necessidade de aconselhamento genético antes de iniciar o tratamento de reprodução assistida.

Urologia

Consultório Médico

Rua São Marcos, 924 E – Santa Maria
Chapecó/SC

Telefone

Doctoralia.com.br
Dr. Bruno von Mühlen
Urologista
22 opiniões
Alexandre Roberto flach 03.12.2023

Top, atencioso e efetivo. Explicou perfeitamente e entendeu... Ver todas as opiniões (22)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?