A criopreservação de sêmen é o congelamento do sêmen para uso em um momento posterior e é extremamente valioso quando falamos em fertilidade. Paciente com concentrações baixas ou com piora progressiva da qualidade seminal devem ser estimulados a congelar o sêmen.
O sêmen fica congelado a -196ºC, em nitrogênio líquido e não tem prazo de validade, pois há relatos de descongelamento de espermatozoides realizados após décadas sem qualquer prejuízo ao tratamento ou à qualidade dos embriões. Tal medida visa a garantir o futuro reprodutivo masculino e eventualmente impedir que cirurgia de captação de espermatozoides seja necessária.
Em pacientes oncológicos essa conduta é ainda mais importante pois com o fato da melhora na qualidade dos tratamentos para câncer, aumentamos a expectativa de vida desses pacientes e necessitamos também manter a qualidade de vida e a possibilidade de terem filhos. O ideal é que todos os pacientes que serão tratados para câncer e que possam ter prejuízo na fertilidade sejam encaminhados para coleta de sêmen por masturbação para que seja possível a criopreservação de espermatozoides antes do início da terapia.